Dicionario Dental . com

Todos os termos da odontologia num só lugar




Abcesso dentário

Imagem de um abcesso na gengiva

Definição:
O abcesso é a acumulação de pus num tecido inflamado, originando o aparecimento de um nódulo. No abcesso dentário a bolsa de pus forma-se à volta da raiz do dente depois de a polpa (onde existem os nervos e os vasos sanguíneos do dente) ser preenchida por bactérias. O abcesso também pode estender-se às gengivas ou ao osso do maxilar.


Consequências:

O abcesso dentário causa fortes e persistentes dores de dentes, sensibilidade, vermelhidão e inchaço da gengiva em volta do dente. Pode ocorrer saída de pus ocasionalmente, através de uma abertura na gengiva.

Em casos mais complicados, a infecção espalha-se à face e aos gânglios do pescoço que também podem inchar. O episódio inflamatório pode ser acompanhado de febre e dor de cabeça.

O aparecimento de um abcesso deve motivar logo uma ida ao dentista que tentará, inicialmente, salvar o dente, drenando o pus, limpando e desinfectando a cavidade. Poderá contudo, ser obrigado a extrair o dente. Em qualquer dos casos, deverá receitar antibióticos para afastar infecções suplementares.

Para não enfrentar uma situação dolorosa destas, devem-se evitar as cáries dentárias com a promoção de uma boa higiene oral, visitas regulares ao dentista e uma dieta alimentar livre de doces e bebidas açucaradas.

A ruptura ou quebra de um dente, alimentos ou um corpo estranho retido na gengiva podem também dar azo a uma infecção bacteriana. Outra origem dos abcessos é a chamada doença periodontal, isto é, a acumulação de tártaro com a consequente perda de osso de sustentação do dente.

Como tratar um abcesso:
A melhor forma de atacar um abcesso, logo que os sintomas se manifestem, é tomando um produto à base de paracetamol. Pode também colocar uma botija de água quente ou um pano quente no lado da cara afectado de forma a obter algum alívio.

Curiosidades:
Um bom remédio caseiro é constituído por um líquido feito com água e cebolas descascadas e cortadas (na quantidade de meio quilo de cebolas para um litro de água). A preparação deve levar-se a ferver durante cerca de 15 minutos. Depois de fria, deve molhar-se uma gaze no preparado e aplicá-la sobre o abcesso, deixando ficar durante alguns instantes. Deve-se repetir as vezes que forem necessárias para aliviar o problema. Ou, em contrapartida, pode utilizar o líquido para bochechar durante várias vezes ao dia.


9-10-2012| Arquivado em A| 1 Comentário| Tags:

1 comentário

  1. carlos disse:

    Desconhecia o remédio caseiro para o abcesso e achei muito bom a partilha da receita do mesmo para que possa ser mais fácil curá-lo em casa.

Escreva aqui o seu comentário



 



Termos de A a Z

A (15)
B (2)
C (8)
D (15)
E (6)
F (2)
G (1)
H (1)
I (3)
M (3)
O (1)
P (9)
R (3)
T (1)

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.

Últimos termos publicados