Categories
B

Brackets

Imagem de Brackets
Imagem de Brackets

Definição:
Os brackets são elementos dos aparelhos ortodônticos que sustentam o arco metálico e restantes acessórios. São as peças que fixam o arco dentário nos dentes e que permitem que a força exercida pelo fio seja aplicada aos dentes, obrigando à sua deslocação no sentido do alinhamento desejado. Podem ser fixados directamente nos dentes ou a uma banda e podem ser metálicos (prateados e dourados, transparentes ou coloridos), cerâmicos, plásticos ou fluorescentes.

Tipos:
Existem, essencialmente, três tipos de brackets, a saber:

  • Brackets metálicos: são os mais comuns. O arco dentário é fixado a estes brackets com recurso a elásticos que podem ser coloridos ou não. É um método bastante eficaz e o mais utilizado, oferecendo pouco atrito. Mas é uma opção pouco estética.
  • Brackets transparentes: podem ser de porcelana, de policarbonato (um tipo plástico) ou de safira. Como são da cor dos dentes, são menos visíveis e, logo, uma solução mais estética. Os de porcelana são bastante resistentes a manchas, mantendo a cor original durante bastante tempo, sendo contudo mais frágeis. Os de policarbonato ficam amarelados com mais facilidade, sendo contudo mais baratos. Os de safira, que são feitos de cerâmica monocristalina, são os que, em termos estéticos, oferecem melhores condições, sendo quase transparentes, e são também muito resistentes a quebras e a manchas – são porém uma opção mais dispendiosa.
  •  Brackets auto-ligantes: neste caso, os brackets funcionam sem elásticos, auto-ligando-se ao arco dentário. São uma solução recentemente colocada no mercado e ainda considerada uma revolução no mundo da ortodontia. Podem ser metálicos ou de material transparente e são ainda uma alternativa bastante cara.

Curiosidades:
O mito de que não se podem dar beijos na boca com brackets é falso! Mesmo que ambas as pessoas tenham aparelho dentário, não há qualquer problema em trocar uns beijos apaixonados. Não há qualquer risco de os brackets respectivos se prenderem um no outro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *