Categories
C

Cárie dentária

Imagem de Cárie Dentaria
Imagem de Cárie Dentaria

Definição:
A cárie dentária denomina as cavidades (ou buracos) que surgem nos dentes. A erosão do esmalte e a corrosão que se lhe segue são causadas por via de um ácido que é originado pela intervenção das bactérias na decomposição dos alimentos. A principal bactéria responsável pela cárie chama-se Streptococcus mutans.

Mais detalhes:
Os primeiros sinais da cárie dentária podem passar despercebidos, já que, num primeiro estágio, não há sintomatologia evidente associada. Numa fase posterior começam por aparecer alterações de cor que indicam o início da desmineralização do dente. A seguir haverá mudanças na transparência do esmalte e da dentina e depois poderá verificar-se o escurecimento da zona afectada. Só num estágio seguinte é que surgirá uma dor intensa.

As cáries coronárias, isto é, que se verificam na coroa dos dentes, são as mais comuns. Verificam-se, com maior frequência, nas superfícies oclusais ou entre os dentes e manifestam-se tanto em adultos como em crianças.

As cáries radiculares estão associadas ao processo de envelhecimento que motiva a retracção das gengivas, o que expõe as raízes dos dentes, tornando-as mais susceptíveis a situações de cárie.

Manter uma boa higiene oral é o principal factor de prevenção das cáries, devendo escovar-se os dentes, pelo menos, duas vezes por dia. O uso de fio dental diariamente e a visita regular ao médico dentista são também importantes formas de evitar o problema.

Curiosidades:
Foi o dentista norte-americano Greene Vardiman Black (1836 – 1915), mais conhecido por G.V. Black, que organizou a classificação das cáries que ainda hoje vigora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *