Categories
C D

Dente canino

dentes caninos
Dentes caninos a azul

Definição:
Os dentes caninos têm como principal função rasgar os alimentos e daí a sua forma pontiaguda. Têm o aspecto de uma lança e são, por norma, os mais compridos dos dentes. Existem quatro na arcada dentária: dois na maxila e dois na mandíbula.

Mais detalhes:
O dente canino completa a forma da arcada dentária, definindo o contorno da boca e mantendo a simetria e a harmonia da chave de oclusão. Tem, por isso, grande influência na estética do paciente e no bom funcionamento dentário, assegurando a carga de mastigação e a movimentação de lateralidade.

Os caninos são dentes bastante robustos, fruto da sua função de rasgar os alimentos, que exige força. Apresentam camadas espessas de dentina (o tecido que dá cor aos dentes) e têm uma cor mais escurecida – são, por norma, mais amarelados do que os demais.

Topograficamente, os caninos são semelhantes aos incisivos, mas apresentam o desenvolvimento e a trajectória mais complexos dos demais dentes. Pode ser um dos últimos dentes a irromper na arcada dentária superior e é atreito a problemas de impacção.

A impacção de um dente canino acontece quando, passado o período de irrupção do dente e com a sua raiz completamente formada, ele não se apresenta na arcada dentária. São casos que exigem do médico dentista um esforço de reposicionamento no sentido do alinhamento e nivelamento do arco dentário.

Curiosidade:
A figura do vampiro é caracterizada pelos dentes caninos especialmente salientes, mas há especialistas dentários que consideram que a mordida seria complicada com recurso a esses dentes. O consultor dentista da série norte-americana “True Blood” (“Sangue Fresco” em Portugal) recomendou mesmo a troca das presas dos vampiros dos caninos para os incisivos laterais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *