Categories
D I

Dente incisivo central

incisivos centrais
Dentes incisivos centrais a azul

Definição:
Os dentes incisivos centrais surgem na parte da frente da boca, em pares de dois na maxila e na mandíbula. São afiados, tendo a forma de um cinzel, e a sua função principal é cortar e rasgar os alimentos, sendo os primeiros dentes que entram em contacto com a comida no processo de mastigação.

Mais detalhes:
Os dentes incisivos centrais inferiores são, por norma, os primeiros a irromperem na mandíbula das crianças, lá pelos seis meses de idade. Seguem-se os incisivos centrais superiores na zona maxilar.

Há casos raros em que apenas um incisivo central superior irrompe – é a chamada Síndrome do Incisivo Central Superior Solitário (SICSS). É uma perturbação que é mais prevalente no sexo feminino e que é motivada por más formações estruturais, não apenas dentárias, mas congénitas. Origina anomalias na oclusão dentária e o diagnóstico precoce é fundamental para prescrever um tratamento adequado.

O diastema (falha que se verifica entre os dentes) é uma anomalia que se detecta, sobretudo, entre os incisivos centrais superiores. Esta perturbação pode ser originada pelo chamado freio labial hipertrófico – o freio labial é o tecido que começa na gengiva, no meio dos incisivos centrais, e que vai até à parte de dentro do lábio superior. Quando esse freio é muito baixo, pode motivar a separação dos dentes.

Curiosidades:
Nos roedores os dentes incisivos centrais crescem durante toda a vida do animal. É uma forma de a anatomia compensar o desgaste dentário provocado pelo eterno roer que caracteriza os roedores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *