Categories
E

Elixir Bucal

Imagem de Elixir Bucal
Imagem de Elixir Bucal

Definição:
O elixir bucal é um anti-séptico utilizado na higiene da cavidade oral. Também se pode falar em colutório para definir este produto que visa ajudar na prevenção de cáries, na eliminação da placa bacteriana, no término do mau hálito e nas doenças das gengivas. Alguns elixires apresentam doses elevadas de flúor e agentes branqueadores dos dentes e não devem ser utilizados de forma prolongada.

Mais detalhes:
Os dentistas recomendam o uso de elixires bucais após cirurgias dentárias e procedimentos realizados nos dentes que deixem a boca sensível, o que dificultará uma boa escovagem dos dentes. Também aconselham estes colutórios para os casos de alta incidência de cáries dentárias, doenças das gengivas e para pacientes que não tenham capacidade para efectuar uma adequada escovagem dos dentes.

Os elixires bucais são, na generalidade, um bom auxílio na limpeza da boca, mas não são indicados para uso diário, não devendo ser utilizados de forma prolongada. A maioria das fórmulas vendidas no mercado apresentam grande concentração de álcool na sua composição e, deste modo, a utilização frequente poderá causar agressões à mucosa, afectar as papilas linguais e, logo, a função gustativa, e promover a coloração dos dentes.

Há estudos que apontam que o uso frequente de elixires bucais com álcool aumenta os riscos de aparecimento de cancro da boca e da faringe. Desta forma, devem-se escolher colutórios sem álcool.

Curiosidades:
Pode-se criar um elixir bucal caseiro com recurso a hortelã-pimenta (duas colheres de chá) e sementes de anis (uma colher de chá). É só deitar a mistura em 250 ml de água a ferver, deixar arrefecer tapado e coar. Depois adiciona-se meia colher de chá de tintura de mirra e preserva-se a solução num frasco. Antes de usar para fazer bochechos, deve agitar o frasco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *