Categories
A M

Mordida aberta

Imagem de Mordida Aberta
Imagem de Mordida Aberta

Definição:
A mordida aberta é um problema de oclusão (mordida) que se verifica quando os dentes inferiores não tocam nos superiores. Pode acontecer tanto nos dentes anteriores como nos posteriores, mas os afectados são principalmente os dentes da frente, geralmente os quatro incisivos, de ambas as arcadas, não estando em contacto entre si e havendo um espaço considerável entre eles.

Mais detalhes:
As principais causas da mordida aberta são os maus hábitos de sucção, designadamente o uso da chupeta e chupar o dedo. Até aos 3 anos de idade, são considerados hábitos normais, mas depois disso a persistência neles pode motivar problemas ósseos e dentários que se tornarão difíceis de rectificar.

Roer as unhas e a interposição lingual, durante a fala ou a deglutição dos alimentos, são outras causas da anomalia que provoca alterações no perfil do paciente e evidentes problemas estéticos. Além disso, complica a apreensão e corte dos alimentos, prejudicando a pronunciação de determinados fonemas.

Atacar o problema o mais cedo possível é o segredo para a devida correcção da má oclusão. As mães devem assim procurar o dentista prontamente, de modo a que seja feito um diagnóstico e definido um plano de tratamento.

A resolução da mordida aberta passa pela utilização de aparelhos ortodônticos, mas será também necessário atacar o mau hábito, sobretudo no caso das crianças, pelo que o dentista deverá actuar em consonância com um psicólogo.

Nos adultos habitualmente recorre-se a aparelhos dentários fixos, podendo, em última instância, ter que recorrer-se a uma cirurgia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *