Categories
O

Oclusão

Imagem de oclusão
Imagem de oclusão

Definição:
A oclusão é a área da odontologia que se dedica às relações de mordida entre a arcada dentária superior e a arcada dentária inferior. Tem por objecto a dinâmica, a morfologia e a funcionalidade entre todas as estruturas da função mastigatória, designadamente os dentes, as gengivas, os ossos, os músculos e a articulação temperomandibular.

Mais detalhes:
A oclusão dentária determina, no fim de contas, a forma como os seus dentes se relacionam entre si. Para a oclusão ideal é necessário que haja harmonia entre os dentes superiores e inferiores e um adequado posicionamento dentário que permita o bom funcionamento da mastigação, da fala, da deglutição e que preserve o valor estético.

A má oclusão pode motivar deficiências em todas as funções citadas, mas também provocar o chamado Síndrome da Articulação Temporomandibular (é a parte que une o osso temporal e a mandíbula e que permite abrir e fechar a boca e também mastigar os alimentos), implicando sérias consequências na qualidade de vida do paciente.

A mordida cruzada e a mordida aberta são manifestações de má oclusão. E entre as causas desta anomalia está o bruxismo (o ranger dos dentes).

Para uma oclusão fisiológica ou orgânica se verificar, é preciso que, aquando do fecho da mandíbula, esta assuma a posição estável denominada de oclusão em relação cêntrica (ORC), na dimensão vertical de oclusão (DVO). Neste ponto, os côndilos assentam nas fossas mandibulares do osso temporal, ao mesmo tempo que há o máximo de contactos dentários posteriores bilaterais – a chamada máxima intercuspidação (MI) ou oclusão dentária.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *