Categories
R

Raio X ou radiografia interproximal

Radiografia Radiografia Interproximal
Radiografia Radiografia Interproximal

Definição:
A radiografia interproximal, também chamada de “bite wing”, é um tipo de raio-x que permite observar as coroas dos dentes superiores e também as coroas dos dentes inferiores, bem como as cristas alveolares. Uma vez que durante a realização deste tipo de radiografia o paciente está em oclusão, ou seja, a morder, permite ao dentista observar os dentes superiores e inferiores em simultâneo.

Mais detalhes:
A radiografia interproximal é um método bastante eficaz na detecção de lesões dentárias. Está particularmente indicada para a procura de cáries dentárias nas superfícies proximais, para a adaptação de coroas dentárias e para a realização de restaurações.

É também recomendada para a plena observação das coroas dos dentes pré-molares e molares de ambos os lados. Neste âmbito permite diagnosticar cáries oclusais e interproximais e traumas oclusais, garantindo ainda a previsão da adaptação das restaurações e das próteses fixas. Possibilita igualmente ao dentista analisar a câmara pulpar e as possíveis anomalias que aí se verifiquem, bem como diagnosticar a potencial necessidade de tratamento endodôntico.

O procedimento para a realização desta radiografia intrabucal começa com o posicionamento da cabeça do paciente na posição e na estrutura adequadas, não devendo esquecer-se a colocação do avental de chumbo e do protector de tiróide. É fundamental situar o paciente em pose certa, para evitar deformações e más interpretações na radiografia. Depois coloca-se a película específica para o raio-x e, finalmente, coloca-se o tubo no ângulo vertical e horizontal correctos. A película é composta por uma lingueta ou aleta que se coloca entre as arcadas dentárias, permitindo a oclusão (a mordida).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *