Categories
S

Sedação

Imagem de sedação
Imagem de sedação

Definição:
O processo de sedação, como o termo indica, indica a acção de sedar, moderar, acalmar o paciente. Não se trata de uma anestesia, é uma sedação consciente, em que o paciente está plenamente ciente do que se passa. Efectua-se por inalação de um medicamento por via respiratória. Tem acção rápida, fazendo efeito em cerca de 5 minutos, e o fim da sedação acontece no mesmo período de tempo, não acarretando quaisquer alterações fisiológicas ou mentais.

Mais detalhes:
A sedação é usualmente utilizada, em medicina dentária, para controlar os níveis de ansiedade do paciente, designadamente nos casos em que este apresenta particular medo da cadeira do dentista ou quando estão em causa crianças ou doentes com deficiências intelectuais. Desta forma, o odontologista procura assegurar a total cooperação do paciente no tratamento e a sua tolerância a eventuais procedimentos demorados, garantindo os melhores resultados finais.

Geralmente, o produto inalatório utilizado na sedação é o óxido nitroso (N20). Trata-se do agente inalatório mais utilizado a nível mundial, por ser um gás inodoro, de baixa potência, de rápida indução e de instantânea recuperação, oferecendo ainda uma boa intervenção analgésica.

O grau de sedação pode ser aumentado ou diminuído, no decurso da consulta, e conforme se revele necessário.

Antes de se sujeitar a este tipo de procedimento, o paciente não deve ingerir alimentos nas 4 horas anteriores à sedação, nem beber quaisquer líquidos nas 2 horas anteriores. Além disso, deve informar o dentista de todos os medicamentos que esteja a tomar, de modo a evitar quaisquer interacções indesejadas entre medicamentos que possam afectar o sistema nervoso central.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *