Categories
D

Dente do Siso

Imagem de dente do siso
Imagem de dente do siso

Definição:
Os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares ou dentes do juízo, são os últimos a irromperem na dentição humana permanente. Normalmente, desenvolvem-se entre os 16 e os 20 anos, mas podem irromper até aos 30 anos ou mesmo depois. A maior parte das pessoas têm quatro sisos, um em cada canto da boca.

Mais detalhes:
Como são os últimos dentes a aparecerem na arcada dentária, os sisos não encontram, muitas vezes, espaço para se encaixarem, provocando o apinhamento dos demais dentes. Podem também surgir em posições anómalas, o que dificultará a sua erupção, podendo ficar inclusos (dentro do osso) e/ou impactados (impossibilitados de irromperem devido a algum impedimento). Nestes casos, os médicos dentistas recomendam a extracção.

Extrair um dente do siso não acarreta qualquer problema de maior, embora seja mais fácil e menos doloroso fazê-lo enquanto o paciente é jovem, já que as suas raízes não estão ainda completamente formadas e o osso circundante é menos robusto e mais elástico, havendo menos hipóteses de prejudicar estruturas nobres. Contudo, extrair um dente em idade mais avançada será perfeitamente seguro, desde que se sigam as recomendações do médico dentista. O profissional dentário poderá, conforme os casos, optar pela remoção cirúrgica destes dentes.

Curiosidades:
Algumas pessoas não têm nenhum dente do siso e outras têm menos de quatro.
Os dentes do siso são vestígios que ficaram na dentição humana dos seus antepassados que tinham uma alimentação mais primitiva e que, por isso, precisavam de mais dentes para executarem o processo de mastigação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *